Professores Permanentes

Berta Leni Costa Cardoso
Professora Permanente

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Graduação em Pedagogia pela Pitágoras Unopar (2021). Pós-doutorado em Educação (2017) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDuF/UNEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Foi coordenadora do NUPEX do Campus XII da UNEB (2012 a 2014) e coordenadora no NUPEX da Faculdade Guanambi (2010 a 2012). Foi coordenadora de Área do Programa Residência Pedagógica na UNEB (2018 e 2019). Líder do grupo de pesquisa NEPEAF (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Atividade Física) – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Sobre Mulher, Gênero e Saúde – UNEB/Campus XII e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq) – UESB. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB) desde 2020. Coordenadora do Colegiado de Educação Física – Campus XII (2021-2024). Editora Adjunta da Revista Educação em Páginas. Atua nos seguintes temas: saúde e qualidade de vida de docentes e discentes.

 

Linha de Pesquisa do PPGEDuF: Políticas Públicas de Educação e Trabalho Docente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3678984365375736

E-mail: bcardoso@uneb.br

Dinalva Jesus Santana Macêdo
Professora Permanente

Pós-doutorado no Programa do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2023). Doutorado (2015) e Mestrado (2008) em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1997). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995). É professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire-NEPE-UNEB-Campus XII, vinculada à linha de Pesquisa Currículo, diversidade e formação docente. Foi professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Educação PPGED (UESB), de julho de 2017 a março de 2024. Professora permanente e vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Docente da Uneb. Membro da Câmara da Educação Escolar Quilombola. Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Uneb, na área de Ciências Humanas. Tem experiência em Educação com ênfase em Currículo, didática, avaliação, história e Cultura afro-Brasileira e Indígena. Coordenadora do Grupo de Estudos Educação e Relações Étnico-Raciais do DEDC XII. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Discute os seguintes temas: Educação, currículo, interculturalidade, Educação Infantil e a temática racial, infâncias negras, decolonialidade, pedagogias decoloniais, ecologias de saberes, quilombos, racismo, práticas educativas, educação das relações étnico-raciais, ações afirmativas, educação escolar quilombola e formação docente.

Linha de Pesquisa: Currículo e Formação Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2421440384273592

E-mail: djmacedo@uneb.br

Domingos Rodrigues da Trindade
Professor Permanente

Doutorado (2015) e mestrado (2011) em Educação pela Universidade de Brasília. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Professor titular do Departamento de Educação Campus XII/UNEB. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Educação e Formação Docente (PPGEDUF) na linha de pesquisa 2: Políticas Públicas de Educação e Trabalho Docente. É vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/NEPE. Linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (UNEB). Grupo de Pesquisa Educação do Campo: trabalho, contra-hegemonia e emancipação humana (UNEB). Atuou na gestão (diretor) do Departamento de Educação Campus II/UNEB no período de junho 2018 a junho 2021. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo de dezembro de 2021 a dezembro de 2023. Coordenou o Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire (CAECDT). Coordena o curso de Licenciatura em Agroecologia do Campus XII/AECOFABA. Tem experiência na área de Educação do Campo. Formação de educadores e educadoras do campo. Políticas públicas de Educação do Campo. Juventude do Campo e Pesquisa em educação. É autor de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

 

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação e Trabalho Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3020780194610500

E-mail: dtrindade@uneb.br

Elenice Brito Teixeira Silva
Professora Permanente

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Infância e Educação Infantil (2021) com pesquisa sobre os processos de constituição da brincadeira em uma turma de bebês ao longo de dois anos na Educação Infantil. Mestre em Educação pela mesma Universidade, com pesquisa sobre condição docente na Educação Infantil (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). É professora adjunta na Universidade do Estado da Bahia. Integra o corpo docente do Mestrado acadêmico em Educação e Formação Docente da UNEB (PPGEduf) e coordena o Programa de Pós-graduação em Docência na Educação Infantil (PGDEI). Criadora e coordenadora do Observatório da Infância e Educação Infantil da UNEB, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais Paulo Freire. É membro do ENLACEI - Estudos em Infância, Cultura e Educação Infantil da UFMG, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil. É associada ao GT 07 - Educação da criança de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa - ANPED. Faz parte do Comitê Gestor Institucional de formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica da UNEB e coordena o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia. Compõe a Equipe Editorial da Revista Educação em Foco (Qualis A4) como editora executiva externa. Atuou como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. É integrante do Fórum Baiano de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Atua principalmente nos seguintes temas: Constituição cultural dos bebês e outras crianças, brincadeira, interações e currículo das escolas de Educação Infantil; trabalho, formação e condição docente na Educação Infantil; pesquisa e estágio na formação de professores da Educação Infantil; políticas e práticas de Educação Infantil.

Linha de Pesquisa: Currículo e Formação Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5477289691865843

E-mail: ebtsilva@uneb.br

Ginaldo Cardoso de Araújo
Professor permanente

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC/ UNEB. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Gestão Educacional. Licenciado em Pedagogia.  Professor do Curso de Licenciatura em Letras do Departamento de Ciências Humanas-DCH, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Guanambi, Bahia. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) - UNEB/Campus VI e do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação de Professores (PPGEDuF) – UNEB Campus XII. Participa do Grupo de Pesquisa CNPq Educação e Formação de Professores (GEFEP), estudando e pesquisando os seguintes temas: Formação de professores, com ênfase nos professores iniciantes na carreira; currículo, gestão educacional e práticas de ensino para a Educação Básica. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

Linha de Pesquisa: Currículo e Formação Docente

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2801448444389056

E-mail: garaujo@uneb.br

Lattes
Glauber Barros Alves Costa
Professor Permanente

Doutor em Educação (UFSCAR - 2019) em que pesquisou a formação docente e as políticas públicas com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa em Portugal (ULISBOA - 2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS -2011). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-2004) e licenciado em Pedagogia pela Claretiano (Claretiano - 2018). É especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2007). Vencedor do prêmio "Melhores práticas do Ensino de Geografia do Brasil" da AFS e Embaixada Turca. Criador de vários projetos educacionais, já tendo lecionado na UESB, na UFS, na UFSCAR como professor nos cursos de Geografia e Pedagogia, lecionou também no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e na Educação Básica de Vitoria da Conquista, atualmente é professor adjunto da UNEB Campus VI. Autor de livros sobre o ensino de Geografia e Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e Geografia, Políticas públicas educacionais, formação do professor de Geografia, livro didático, história do Ensino de Geografia, Educação e demandas sociais (EA, EI, EC). Líder do GEPEGEO, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia do DCH campus VI - UNEB. Professor adjunto e coordenador do programa de Mestrado em Ensino (PPGELS) da UNEB campus VI e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDuF) da UNEB campus XII.

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação e Trabalho Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7716686318910908

E-mail: gbcosta@uneb.br

Heldina Pereira Pinto Fagundes
Professora Permanente

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Pós-doutoranda no PPGED/UESB, doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2005 - (PUC-SP). Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2000 - (PUC-SP). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela PUC-MG (1995). Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador -1990 - (UCSAL). Tem experiência na área de Educação, especialmente em formação de professores, tendo trabalhado com as disciplinas de Didática, Avaliação da Aprendizagem Escolar, Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), Educação e Cultura Afro-brasileira, Trabalho de Conclusão de Curso, Currículo e Cultura, Lei 10639/2003, Educação em Direitos Humanos e saberes global e local. Frequentou a Cátedra Paulo Freire da PUC/SP, de 1999 a 2002. Atuou como secretária municipal de educação nos municípios de Malhada -BA e Carinhanha - BA. Atuou como Editora do periódico científico "Com Ciência", do Departamento de Educação de Guanambi, Campus XII, UNEB. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX da UNEB/DEDC XII. Membro dos Grupos de Pesquisa DIFORT/UESB, GREDHI/UNEB e GEEDR/UNEB.

Linha de Pesquisa: Currículo e Formação Docente

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7144753485915650

E-mail: hgafundes@uneb.br

 

Lattes
Joseni Pereira Meira Reis
Professora Permanente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi (1996), graduada em História pela PUC do Rio de Janeiro (2010), Mestrado (2010) e Doutorado (2018) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi onde atua na graduação, nos cursos de especialização lato sensu e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDuF/UNEB). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa (NEPE-Campus XII-UNEB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Escrita (FaE-UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Ensino de História atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, imprensa, cultura escrita, instituição escolar, práticas educativas, cultura religiosa e educação em espaços não-escolares. É autora de capítulos de livros, artigos de periódicos e anais de eventos científicos.

Linha de Pesquisa: Currículo e Formação Docente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2253898028866142

E-mail: jpreis@uneb.br

Josias Benevides da Silva
Professor permanente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998); graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2008), especializações em: Didática do Ensino Superior, (UESB) Gestão Educacional (Universidade Castelo Branco) e Ciências da Educação; mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2007) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2011), doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2020). É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia com dedicação exclusiva e professor colaborador no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente – PPGEDuF da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi/BA. Membro do grupo de pesquisa NEPE, vice-presidente do Observatório dos Planos Municipais de Educação do Território de Identidade Sertão Produtivo da Bahia, membro do Museu do Território de Identidade Sertão Produtivo da Bahia (MASB), foi membro do Comitê de Ética em Pesquisas da UNEB e membro de Comitê Assessor das Políticas Públicas do Estado da Bahia. Experiência na área de Educação com ênfase em Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Gestão Escolar e Didática.

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação e Trabalho Docente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/0350603304310992

E-mail: jbenevides@uneb.br

Lattes
Maria de Fátima Pereira Carvalho
Professora Permanente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi (1998), mestrado (2013) e doutorado (2021) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental (2000) e também em Metodologia em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (2006) pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII. É Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação DEDC/Campus XII/Guanambi-Bahia e do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação de Professores (PPGEDuF) – UNEB Campus XII. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE/UNEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Juventudes; Mulheres; Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Alfabetização/Escolarização; Práticas Educativas; Organização do Trabalho Pedagógico e Formação de Professores/as. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

Linha de Pesquisa: Currículo e Formação Docente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/0670934143357215

E-mail: mfcarvalho@uneb.br

Marinalva Nunes Fernandes
Professora Permanente

Pós doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutorado (2015) e Mestrado (2011) em Educação pela PUC/GO. Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Na docência atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB) vinculada a Linha II, Ensino, Saberes e Práticas Educativas e no Programa de Pós-graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDuF/UNEB). Atuou na educação básica de 1986 a 2022. Na gestão exerceu o cargo de Diretora do DCH/Campus VI/UNEB (2018 a 2022) e na educação básica foi diretora da Escola Beneval Castro Boa Sorte (1998 a 2002), coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), Coordenou o Curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares, DCH/Campus VI, foi coordenadora pedagógica no Colégio Estadual Luís Viana Filho. Coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão "Observatório dos Planos Municipais de Educação no Território do Sertão Produtivo". Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq), ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), integra a Linha de Pesquisa Políticas educacionais Gestão e Avaliação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – NEPE. Membro delegada da Cátedra UNESCO “A cidade que Educa e Transforma”. Discute os seguintes temas: Trabalho e educação, formação docente, política educacional e movimentos sociais.

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação e Trabalho Docente

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8203222900441641

E-mail: mnfernandes@uneb.br

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
Professora Permanente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi (1995), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDuF/UNEB). do qual é coordenadora. Coordenou pela instituição receptora o Doutorado Interinstitucional em Educação - Dinter UNEB/UFMG (2017 a 2021). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). Atuou como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). É membro da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científica - Tecnológica da FAPESB, na área de Ciências Humanas e Educação. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Anped desde 2007. É editora chefe da Revista ComCiência (UNEB) desde 2022; É membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Paulo Freire; formação de professores; educação popular, educação de jovens, adultos e idosos; alfabetização e letramento; mulheres; currículo; práticas pedagógicas; práticas educativas; diferenças; educação em contextos não escolares. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos. 

Linha de Pesquisa: Currículo e Formação Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9391155498685665

E-mail: smaoliveira@uneb.br

Tatyanne Gomes Marques
Professora Permanente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDuF) da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É pesquisadora da Linha de Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (NEPE/UNEB). Atualmente é membro do conselho fiscal do Centro de Agroecologia do Semiárido (CASA); membro da comissão da educação do campo (PME) - Secretaria Municipal de Educação de Guanambi; membro do Fórum Municipal de Educação (FME) de Guanambi; membro da câmara de Educação do Campo do Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo. Está diretora do Departamento de Educação - DEDC XII/UNEB, gestão 2022-2026. Coordenadora do curso de Especialização em Educação do Campo - Turma 2022.2. Atua como membro do Consepe/UNEB e Consu/UNEB. Esteve na coordenação do curso de Pedagogia no período de 2013/2014 e de 2019/2021. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, formação de professores, políticas públicas educacionais e Educação Superior. 

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação e Trabalho Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6540344146598584

E-mail: tmarques@uneb.br


Professores Colaboradores

Edna Souza Moreira
Professora Colaboradora

Doutora em Educação Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG (2021); Mestre em Educação e Contemporaneidade pela PPGEduC-UNEB (2010); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia no Campus DCHT-XVII, professora do PPGELS - Campus VI, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDuF) UNEB, Campus XII, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia, Trabalho e Educação Ambiental- GEPECATEA. Atuou como professora no Instituto de Educação Eujácio Ribeiro de Carvalho. Experiência em gestão com a coordenação do Colegiado de Pedagogia, Coordenação do Curso de Pedagogia da Terra, Coordenação da Especialização em Gestão e Políticas Públicas da Educação Básica no DCHT XVII. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: campo, currículo, educação, educação do campo, juventude, avaliação e classes multisseriadas.

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação e Trabalho Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4589518670460111

E-mail: esmoreira@uneb.br